O FIM DO GYBO5

Tudo vai mudar no mundo dos mashups. Esta semana, fomos todos surpreendidos com o anúncio, pelo produtor Mcsleasy, de que o Gybo5, o fórum mundial dos produtores de mashups, referência para pesquisa e produção de mashups, no mundo, desde 2002, vai encerrar o expediente, depois que o webmaster do Surfthechannel foi condenado a 4 anos de cadeia por infringir as leis de direitos autorais.

É uma grande perda. O Gybo5 nos guiou em muitas de nossas pesquisas de mashups, principalmente no início da festa, em 2010, quando começamos a acompanhar toda a produção mundial de bootlegs e mashups. Fomos apresentados ao fórum pelo DJ Schmolli, quando o residente da Bootie Munich passou pelo Rio.

Os produtores usam o Gybo5 para mostrar sua produção aos seus pares, outros produtores de mashups. O ambiente é pra lá de nerd, e os frequentadores do Gybo 5 são bem exigentes quanto à qualidade dos mashups e estão atentos ao tempo das faixas envolvidas, à masterização, a todos os detalhes técnicos. Ninguém passa impunemente com um mashup mal feito pelo Gybo 5.

A turma é impiedosa, mas também didática, e dá toques de como melhorar a faixa, de como fazer a coisa do jeito certo. O Gybo5 é uma grande escola.

Apesar de os brasileiros participarem pouco do Gybo5, sempre postamos nossas mixtapes e vídeos, por lá, visto que faixas só podem ser postadas pelos próprios autores. Na verdade, a comunidade internacional tem dificuldades de entender algumas de nossas faixas, principalmente as de funk carioca, que perdem bem a graça para quem não entende as letras, né?

Mas as mixtapes sempre foram muito bem recebidas, até porque nós sempre misturamos o melhor dos mundos nas fitinhas…

Vamos sentir muita falta. O Gybo5 é uma leitura diária, um prazer, quantas horas passamos ali, pesquisando, trocando informações, conhecendo tanta gente que hoje faz parte da nossa família, como Jasper Weeda, Cheekboy, Samiiiii (we just love you)…

Fica uma imensa interrogacão: aonde vamos nos encontrar, guys? Não desapareçam!

Amamos vocês.

Claro que já começaram a surgir faixas feitas em homenagem ao fórum, como as assinadas por Hi-fi Banjo Strings e Copycat.

BOOTIE RIO NO FACEBOOK E NO TWITTER

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s